Os testes de função renais são executados para avaliar como bom os rins estão fazendo seu trabalho de filtrar para fora o desperdício nitrogenous do sangue. Se o exame de Ultrassom mostrou um cisto complexo, o paciente deverá ser submetido a uma tomografia renal para melhor avaliação das características deste cisto. O teste padrão ouro para avaliar a função renal 1 é a taxa de filtração glomerular, mas a avaliação da função renal 1 pode também ser feita por meio de outros exames laboratoriais (dosagem de marcadores indiretos como a creatinina 5 e cistatina C no sangue 6.
4) Exames anuais: colesterol total e fracionado, triglicérides, dosagem de anticorpos para HIV e do nível sérico de alumínio, Rx de tórax em PA e perfil. E a situação é preocupante, já que a Doença Renal Crônica (DRC) possui uma taxa crescente de mortalidade que atinge 10 da população mundial e na maior parte das vezes é silenciosa.
Cada um tem as suas características particulares e será o seu médico (nefrologista) a avaliar o melhor momento para iniciar uma técnica dialítica. Para avaliar a função dos rins, devem fazer-se análises à urina e ao sangue para medir a quantidade de tóxicos e concluir se a limpeza do sangue está a ser feita corretamente. 2- Avaliar a ocorrência de altera-ções urinárias e de função renal (por meio de determinação sérica de creatinina, cis-tatina C e ritmo de filtração glomerular estimada - RFGe).