Quando fazer o exame de próstata? | dicas, importância, saúde. Tanto toque quanto exame de sangue exigem preparação que pode começar até um mês antes do procedimento

Qual médico faz o exame de próstata?

O exame Antígeno Prostático Específico (PSA) é feito através da coleta de sangue venoso, com objetivo de avaliar a quantidade de proteína presente e produzida pela próstata. Com o exame PSA é possível analisar a existência de câncer de próstata, bem como hiperplasia prostática benigna ou simplesmente detectar inflamações na próstata.

Mesmo sem indícios de câncer o exame deve ser feito periodicamente

Conheça mais sobre o serviço: Exames de câncer são testes que os médicos podem fazer para ajudá-los a identificar o câncer antes que os sintomas apareçam, ou antes que o câncer se torne mais avançado. Os médicos realizam exames de próstata para detectar anormalidades que podem indicar um problema, como o câncer. A ACSrecomendaque os homens discutam exaustivamente os prós e contras de exames de próstata com seu médico antes de tomar qualquer decisão. Da mesma forma, o AUAsugerediscutir razões para obter uma triagem. Isso porque os exames de câncer de próstata apresentam riscos e benefícios. O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário.

Qual médico faz o exame de próstata?

  • Home
  • Sobre o Hcor
  • Imprensa
  • Revista Hcor Saúde
  • Revista Hcor Saúde - Edição N19
  • Exames de próstata devem começar a partir dos 40 anos

Só quem tem histórico de câncer na família deve fazer exame de próstata

Quer entender mais sobre esseassunto para cuidar melhor de sua saúde? Continue acompanhando a leitura para conferir o que é, como é feito e qual a idade ideal para fazer o exame de próstata. Você também deve falar com seu médico sobre um exame de próstata se tiver sintomas de um problema de próstata, como micção freqüente ou dolorosa ou sangue em sua urina. Se o seu médico sentir algo anormal durante o toque retal, eles provavelmente recomendarão fazer um exame de sangue com PSA, se você ainda não fez isso. O Exame PSA é um exame de sangue extremamente eficiente, usado como ferramenta para o diagnóstico do câncer de próstata. As células cancerígenas tendem a formar e escoar mais PSA na circulação sanguínea, por esta razão são medidos os níveis de PSA. Se o nível do PSA estiver alto, o médico também pode solicitar uma biópsia da próstata. Outros médicos levam em consideração os resultados de novos tipos de exames do PSA para decidir se deve ou não solicitar uma biópsia da próstata. Você pode obter um exame de próstata com facilidade e rapidez no consultório do seu médico. Geralmente, para exames de câncer, seu médico fará um simples exame de sangue.

Como é feito o exame de próstata?

Em ambos os casos, a pessoa que irá se submeter ao processo precisa fazer uma preparação especial alguns dias antes dos testes. DESTAQUE:O Ministério da Saúde, assim como a Organização Mundial da Saúde (OMS), não recomenda que se realize o rastreamento do câncer de próstata, ou seja, não é indicado que homens sem sinais ou sintomas façam exames. Procure conhecer os riscos e os benefícios que envolvem a realização desses exames de rotina e converse com um profissional de saúde da sua confiança para decidir se deseja ou não realizá-los. O Dr. Lopes esclarece que o diagnóstico do câncer de próstata é realizado pela análise dos resultados do exame clínico (toque retal) e dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico) no sangue. Caso seja observada alguma alteração nestes parâmetros, exames complementares como a ressonância multiparamétrica de próstata e a biópsia podem ser solicitadas a critério médico.

O médico que fazer o exame de próstata é o médico urologista ou o médico proctologista, ambos são capacitados a diagnosticar e tratar enfermidades relacionadas a este exame. Se você decidir fazer um exame de câncer de próstata, seu médico provavelmente fará um exame de sangue, então informe a pessoa que está sugando seu sangue se você estiver propenso a tontura. Existem várias formas de fazer o exame de próstata, mas os mais utilizados devido a sua eficiência, são o Antígeno Prostático Específico (PSA) e o toque retal. Pacientes do sexo masculino com mais de 50 anos - ou 45, caso haja recomendação médica para adiantar um pouco os testes preventivos - precisam visitar um especialista anualmente e realizar o exame de próstata, que ajuda a detectar e prevenir tumores na região. O procedimento pode ser feito tanto por meio do toque quanto através de um exame de sangue que mede os níveis de um grupo de moléculas chamado de Antígeno Prostático Específico, mais conhecido pela sigla PSA.

No caso de confirmação da presença do tumor, o estágio da doença e as condições clínicas do paciente norteiam as opções de tratamento, acrescenta. Converse com seu médico sobre o rastreamento do câncer de próstata. AAmerican Cancer Societyrecomenda enfaticamente que ninguém seja examinado sem a discussão das incertezas, riscos e possíveis benefícios do rastreamento do câncer de próstata. Eles fornecem essas recomendações específicas para a data em que essas discussões com um profissional de saúde devem ocorrer: Na data anterior à dosagem de PSA, atividades como exercícios físicos, relações sexuais (incluindo a masturbação) e o uso de bicicletas ou motocicletas são contraindicadas. Isso porque qualquer tipo de estimulação da próstata pode afetar a confiabilidade dos resultados finais do exame. Como na maior parte das outras coletas sanguíneas, um jejum de 8 horas também é recomendado. Precisa agendar uma consulta com um urologista, ou seu exame de próstata? Então, procure o MEDPREV hoje mesmo. Com um cadastro simples, rápido, online e gratuito, é possível marcar horários com profissionais em dezenas de cidades em que o MEDPREV está presente.

Agora que já desmistificamos algumas informações que são propagadas a respeito do exame de próstata, venha conhecer algumas verdades importantes sobre o assunto! Não há nada de especial que você precise fazer para se preparar para um exame de próstata. Informe o seu médico se você tiverfissuras anaisouhemorroidas, como um DRE pode agravar essas condições. Além da idade, outros fatores têm sido relacionados ao surgimento do câncer de próstata. Primeiramente, a população com antecedentes familiares da doença, pele negra e obesidade têm uma maior probabilidade de desenvolver esta doença. Aliados a esses fatores, também constam hábitos alimentares pouco saudáveis. Uma alimentação rica em gordura animal, carnes e embutidos pode causar sérios problemas de saúde e predispor o desenvolvimento de câncer de próstata. Sendo assim, controlar o peso e a alimentação, preocupando-se sempre em inserir vegetais como brócolis, frutas e tomate na dieta, podem ajudar na proteção contra este tipo de câncer, esclarece o Dr. Lopes. Assim como acontece com qualquer exame de sangue, o teste de contagem de PSA também implica em alguns preparativos, que podem começar até 30 dias antes da data marcada para o procedimento. É um tipo de câncer que desenvolve os sintomas agressivamente nem rapidamente.



Sendo assim, não deixe de cuidar de sua saúde e realizeexames periódicos. Procure saber sobre a incidência do câncer em sua família. A partir disso, procure ummédico urologistapara tratar do assunto e passe a fazer o exame de próstata anualmente para evitar maiores problemas e conservar sua saúde. Segundo o urologista do HCor, Dr. Antonio Corrêa Lopes Neto, estima-se que 1 em cada 6 homens desenvolverá câncer de próstata no decorrer da vida e, devido a esta alta incidência, a consulta preventiva deve ocorrer a partir dos 40 anos de idade, principalmente quando há histórico familiar da doença. Esta avaliação ainda é encarada com muito preconceito pelos homens, principalmente em razão da realização do exame clínico (toque retal), fundamental a fim de detectar a presença de nódulos e anormalidades na glândula. Por isso, muitos preferem não procurar o urologista, fazendo com que o diagnóstico seja realizado tardiamente, revela. Após essa discussão, se você decidir fazer um exame de câncer de próstata, aAmerican Cancer Society (ACS)e a American Urologic Association (AUA) recomendam fazer umexame de sangue com antígeno prostático específico (PSA).

Muitas pessoas se sentem mais confortáveis indo ao banheiro antes do exame, para evitar a presença de resíduos fecais durante o teste. Contudo, essa diretriz não é obrigatória. É comum que haja algum constrangimento nos dias que antecedem a realização de um exame um pouco mais íntimo. Entretanto, não há motivo para sentir vergonha. O urologista é um profissional capacitado que está habituado a realizar o procedimento - que, na maior parte dos casos, dura bem menos de um minuto. Isso passa muito longe de ser verdade, fato é que indivíduos com histórico de câncer na família, possuem muito maischancesde também desenvolverem, principalmente ocâncerde próstata, mas mesmo que na suafamílianunca houve casos, a partir dos 50 anos é indicado fazer o exame depróstata. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer(INCA), ocâncer de próstata é o mais comum entre os homens.

Por isso a importância do exame de próstata. A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) alterou, em 2013, a idade mínima recomendada para fazer o exame de próstata, de 45 para 50 anos. Porém, quem tem histórico na família, precisa estar atento e começar os exames o quanto antes. Em casos específicos, o urologista pode indicar a ministração de medicamentos com efeito laxante alguns dias antes do exame. No entanto, não apele para essa tática se não houver orientação médica. A ingestão desse tipo de remédio pode enfraquecer o organismo, alterar drasticamente o funcionamento do intestino, afetar os rins e inviabilizar o exame. Sempre converse com um profissional de sua confiança antes de se medicar. Seu médico também pode optar por realizar um DRE. Antes de realizar este exame, o médico pedirá que você mude de roupa, retirando a roupa da cintura para baixo.



O seu médico será capaz de dizer imediatamente se existem áreas de preocupação que possam justificar testes adicionais. Durante um toque retal, o médico pedirá que você se curve na cintura ou deite na mesa de exame em posição fetal, com os joelhos no peito. Eles então inserem um dedo lubrificado e enluvado em seu reto. Apontado como um dos tumores de maior incidência entre os homens, o câncer de próstata tem larga prevalência no País, superado apenas pelo câncer de pele. Mesmo assim, a parcela masculina da população nem sempre dá a devida atenção ao problema. Tanto que o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que cerca de mil novos casos da doença tenham sido notificados, só no ano passado. Já conhecia a importância do exame de próstata? Já ouviu algum dos mitos? Compartilhe sua experiência conosco, deixando um comentário abaixo.

Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal. Uma vez que o médico especialista detecta alterações no exame de próstata, pode solicitar outros, para elucidar melhor as alterações e estes podem ser medições do jato de urina e ultrassonografia transretal. Também é essencial não ter receio em conversar com seu médico. O especialista é um indivíduo de confiança, e a melhor pessoa para esclarecer questões que estejam causando ansiedade. É importante ser totalmente honesto com esse profissional, informando se houver algum problema já diagnosticado na região do ânus (como fissuras e lesões, por exemplo, que podem tornar o exame mais incômodo ou doloroso) ou histórico de câncer de próstata na família. Todos os detalhes são indispensáveis para que o procedimento não seja desagradável e para que o resultado seja o mais preciso possível.

Se os resultados do seu DRE forem normais, os próximos passos dependerão da idade, da saúde e dos níveis de PSA.Se nenhum câncer de próstata é encontrado durante uma triagem regular, o ACS faz estasrecomendações:

Source: https://guiamedicobrasileiro.com.br

*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem